Fanfic é leitura válida SIM! (E eu demorei pra perceber isso)
De Manacled a After, do Wattpad ao Kindle: por que ainda torcem o nariz para fanfics?
Eu tinha 12 anos quando comecei a ler fanfics. Lia escondida, como se fosse algo vergonhoso, abrindo o Wattpad ou Fanfiction.Net no celular com o brilho no mínimo pra ninguém ver, tudo isso na aba anônima como se tivesse cometendo um crime e não querendo deixar vestígios.
Era como se gostar de fanfic invalidasse meu gosto por literatura considerada “de verdade”, não importava se eu estivesse lendo Clarice, os clássicos de Machado de Assis ou algo do tipo.
Demorou, mas finalmente percebi que essa vergonha era uma grande bobagem. Leitura é leitura, e tem muita fanfic por aí que não perde em nada pra livros publicados.
art by Avendell para fic de SenLinYu no AO3
Exemplo disso é Manacled, uma fanfic Dramione que vai ser publicada oficialmente depois de ter conquistado uma base gigante de leitores no AO3. Esqueça qualquer ideia de romance fofinho entre Draco e Hermione. A história se passa em um universo onde Voldemort venceu, e Hermione, depois de anos presa, perde a memória e se torna basicamente uma incubadora para o governo opressor. Draco, um soldado, é encarregado de supervisioná-la, e o que segue é um misto de tragédia, dor e tensão que podia muito bem estar em qualquer prateleira de ficção adulta. Agora que virou livro, será que finalmente ganhou o selo de leitura válida?
A real é que fanfic sempre teve um alcance muito maior do que as pessoas admitem.
E não, não são só adolescentes apaixonadas e excitadas que leem. Se você der uma olhada nos comentários do AO3, Wattpad ou Fanfiction.net, vai ver que tem muito marmanjo feito surtando com fics onde a Jinx sobrevive ao final de Arcane e vive um romance com o Ekko, ou os que sempre souberam que Draco e Harry tinham uma tensão sexual mal resolvida e que Drarry faz total sentido.
Tem fanfic pra todo gosto — seja você um fã de angst, slow burn ou um doido por universos alternativos que mudam um detalhe e criam uma história completamente nova.
E até mesmo o tão falado omegaverso (que eu juro que nunca li, nem sei explicar direito) saiu dos sites e foi parar no mercado editorial tradicional. A Noiva, da Ali Hazelwood, por exemplo, tem uma premissa claramente inspirada nesse universo onde existem dinâmicas de alfas, betas e ômegas que, sinceramente, se alguém quiser explicar melhor, fique à vontade (não entendo isso do nó?)
O ponto é: fanfics já influenciam a literatura há muito tempo, só que muita gente finge que não.
E, sinceramente, por quê?
Fanfic é uma das maiores portas de entrada para novos escritores, e isso não deveria ser um demérito — nem pra quem escreve, nem pra quem lê. Eu mesma já tive minha cota de fics escritas e nunca postadas, e conheço muita gente que começou assim antes de se aventurar nos próprios livros. E foi assistindo a Beatriz Paludetto no YouTube que eu finalmente aprendi a contar fanfics como leitura de verdade, porque, no fundo, faz total sentido. Se existem fics tão bem escritas quanto um livro publicado, por que não considerar como parte do meu repertório de leituras?
O que as pessoas esquecem é que nem toda fanfic é aquela história cheia de erros de português, escrita por um adolescente que some no meio da semana de provas e nunca mais atualiza.
Tem muita coisa boa. E nem tudo se resume a morro com S/N, no Wattpad, que muita gente desmerece, existem histórias originais excelentes, como O Amor Não é Óbvio, da Elayne Baeta, que começou como uma fanfic e depois virou um livro publicado.
Isso sem contar os vários outros títulos que talvez as pessoas nem saibam que surgiram assim.
Então, por que ainda tem gente agindo como se fanfic não fosse leitura válida?
o que tenho lido, ouvido e visto ultimamente:
📖 lendo:
Cartas a Théo, Van Gogh
Onde Estivestes de Noite, Clarice Lispector
Para Não Esquecer, Clarice Lispector
(tento ler uma carta por dia e uma crônica de cada antes de dormir)
🎧 ouvindo:
💻 vendo:
A Grande Família
eu leio fanfics desde os 13 ate hoje e minha escrita é muito moldada por elas!!
gosto muito dos vídeos da Beatriz falando sobre fanfics, também sempre tive vergonha de falar q leio kk ótimo post 🫶